Sobre o evento

O primeiro SELIMEL – Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - realizou-se em maio de 1997, trazendo como tema: “Língua materna e estrangeira: descrição e ensino”. Desde então, priorizou discussões que envolvessem ensino e suas especificidades: concepções de Língua; metodologias; espaços presenciais e virtuais de ensino; produção de material didático, entre outros demandados pela instituição escolar; currículos acadêmicos e escolares; e desafios do fazer docente.

Por seu histórico, o SELIMEL tem se consolidado nacionalmente como um evento que promove debates e fomenta outros sobre o ensino de língua e suas literaturas, e agrega, em torno de um objetivo comum, professores pesquisadores de todo o Brasil, professores da educação básica e estudantes de Letras e Pedagogia, em especial.
Em sua 8ª. edição, a temática "Formação de Professores: estudos em linguagens, discurso e tradução" está dirigida à comunidade acadêmica: professores universitários, alunos de graduação e de pós-graduação, professores da rede de ensino básico e médio da rede pública e privada, bem como aos especialistas e profissionais de áreas afins, que desenvolvam pesquisas no campo da linguagem. Agradecemos a divulgação entre seus colegas e contatos, certos de que o Seminário proporcionará participação que enriquecerá o debate, ampliando o diálogo interdisciplinar.
A realização do VIII SELIMEL está a cargo do Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da UFGC. O VIII SELIMEL será composto de mesas-redondas, conferências, minicursos, comunicações e atividades culturais. As comunicações incluirão os resultados de pesquisa a serem apresentados ao público participante de cada um dos eixos temáticos. Os minicursos serão organizados por professores que trarão apresentações em áreas específicas e de relevância para o evento, sendo realizados em dois dias, com 03 horas de duração cada dia. As inscrições para participação no evento devem ser realizadas para um dos eixos temáticos. Cada participante pode submeter, no máximo, dois trabalhos.